Vestido de personalidade


Estilistas inovam ao criar modelos para o “grande dia”, marcando as diferentes personalidades das noivas


O clássico vestido da Isabela Fiorentino, feito pelo estilista Tufi Duek


O estilo da noiva tem sido cada vez mais incorporado aos modelos de vestido propostos por badalados estilistas. Para atender ao desejo de um vestido perfeito para um dia de sonho, os modelos estão se libertando de antigas regras de corte, cor, e tipo de tecido, e ganharam mais liberdade para expressar a personalidade de quem irá usá-lo em um dos dias mais importantes de sua vida, o dia de seu casamento. As noivas podem ser modernas, ecológicas, inovadoras e até mesmo clássicas, como a modelo Isabela Fiorentino que se casou com Stefano Hawilla em um vestido tomara-que-caia feito por Tufi Duek, fundador da Fórum.


A última edição da New York Bridal Week, semana de moda noiva que acontece duas vezes por ano em Nova York, (a última ocorreu em abril) contou com modelos de estilistas como Carolina Herrera, Vera Wang (que começou na moda fazendo vestidos de noiva) e Oscar de La Renta. As tendências para as noivas estão muito longe dos tradicionais vestidos “bolo de noiva” com muitas camadas de tecido. Abusando da cintura marcada, com faixas e cintos que parecem jóias, vestidos rodados inspirados na década de 50 e comprimentos mais curtos e volumosos deixam as noivas mais femininas. Os vestidos de um ombro só apareceram em quase todas as coleções, assim como tecidos de diferentes texturas.

Divulgação
Um charmoso curto com cintura marcada da nova coleção de Oscar de La Renta

Cada vez mais diversificados, os vestidos fogem do tradicional e se aproximam do estilo de vida e da personalidade da noiva. O branco há muito tempo não é mais uma exigência nas cerimônias de casamento. Além dos tons pastel como champagne e creme, muitos estilistas estão inovando e apostando na cor prata. Vestidos de Carlos Miele, Glória Coelho e Lino Villaventura abusam do brilho da cor e de texturas diferentes para deixar o vestido prata ainda mais sofisticado. Algumas noivas marcam seu estilo e escolhem cores ainda mais marcantes, como a esposa do apresentador Fausto Silva, Luciana Cardoso, que usou um vestido preto bordado com pedrarias da marca Escada em seu casamento.

A criatividade está à solta, e os diferentes estilos de vestidos para noivas são marcados por muito mais do que simples variações de cor. Ousada, a modelo Isabelli Fontana se casou em um mini-vestido bordado com cristais Swarovski feito pela estilista Donatella Versace, fazendo um estilo bem moderno e descontraído, e com muita elegância. Outra tendência que logo aponta a personalidade da noiva é o estilo “ecológico”, com vestidos de tecidos naturais, textura leve e modelo sem rebuscamento no corte, permitindo movimentos livres. As noivas “ecológicas” geralmente optam por cerimônias realizadas ao ar livre, próximo à natureza. Uma estilista especializada nesse tipo de modelo é Stella MacCartney, que fez vestidos para celebridades como Madonna e Uma Thurman.

Divulgação
Ícone de elegância, Jackie Kennedy usou vestido da estilista Anne Lowe

Mesmo entre a diversidade de estilos de noiva de hoje, existem as que preferem o tradicional, com modelos clássicos ou bem clean. A modelo Daniela Sarahyba se casou em um Valentino de renda e mangas compridas, que gerou comentários por seus inúmeros detalhes, e a cantora Wanessa Camargo optou por um tomara-que-caia liso da Calvin Klein. Entre os dois estilos está o vestido de Marina Morena (filha do cantor e ministro da Cultura Gilberto Gil), em tafetá com decote em “V” e uma flor de tecido nas costas, feito pelo estilista André Lima.


Algumas celebridades e seus estilos de destaque tornaram os modelos usados em seus casamentos verdadeiros marcos. O vestido da princesa Diana, uma das figuras mais marcantes do século XX, feito por David e Elizabeth Emanuel, foi um dos mais copiados do mundo, com suas mangas bufantes e véu longo. A princesa Grace Kelly, ideal de beleza e elegância, é considerada uma das noivas mais bonitas da história com seu comportado vestido dos anos 50, que virou parte da mostra “Os Anos Grace Kelly”, realizada na prefeitura de Paris. A mostra deve percorrer a Europa durante 2008. Outro símbolo de glamour que teve seu vestido muito copiado foi Jaqueline Kennedy, que, em seu primeiro casamento, usou um vestido que deixava os ombros à mostra, com assinatura estilista Anne Lowe.
Divulgação')" border="0">
Tiara da Talento Jóias completa e dá ainda mais glamour ao visual da noiva ecológica

Para compor o visual completo das noivas, somando-se ao estilo do vestido escolhido, há os arranjos de cabeça. Vários tipos de tiaras e pentes feitos em ouro branco, brilhantes e pérolas adornam noivas ecológicas, clássicas, modernas e até mesmo ousadas. Mulheres de atitude, com diferentes estilos, imprimem seu estilo em todos os detalhes do casamento, a começar por sua apresentação, deixando o grande dia ainda mais especial.

Fonte: Portal do Luxo

Gostou? Compartilhe: