Riviera Italiana com elegância e discrição


Portofino, refúgio de jet sets apaixonados por náutica é, segundo a lenda, o vilarejo mais fotografado do mundo


Portofino, situado no golfo de Rapallo, na Itália, esbanja cores, charme e megaiates ao redor de seu pequeno porto, que de tão belo foi declarado patrimônio histórico. De toda a Ligúria, região conhecida como Riviera italiana, Portofino é o vilarejo mais bem freqüentado. Turistas e habitués
não se cansam de contemplar e registrar o cenário criado pelo contraste do azul do Mar Mediterrâneo, pontilhado pelas luxuosas embarcações ancoradas na baía, com as coloridas fachadas das casas, complementado com o verde da mata nativa, que faz do vilarejo, segundo a jornalista Patricia Schultz, o mais fotografado do mundo.



O contraste do mar, fachadas e mata fazem de Portofino o vilarejo mais fotografado do mundo


Para aproveitar toda a região, “navegar é preciso”. Para os felizes adeptos do alto luxo, a melhor escolha, são os serviços exclusivos da MC Yacht Chartering, que providencia a viagem perfeita em megaiates, que, de acordo com seu porte, podem custar de € 25 mil até € 450 mil por uma semana de cruzeiro particular. No Brasil, é possível comprar um minicruzeiro de luxo que aporta em Portofino, como o realizado pelo Wind Surf (embarcação que possui 123 cabines externas), oferecido pela empresa de turismo
Queensberry, por U$ 3.719 durante uma semana.

A natureza em Portofino é privilegiada tanto no mar quanto em terra. Protegida pelo governo italiano, a mata nativa da região é uma reserva por onde se pode caminhar e apreciar as paisagens, com destaque para a vista do
Hotel Splendido, instalado estrategicamente no alto de uma colina, de onde se enxerga, primeiramente, seu jardim de 1,5 hectare e, ao fundo, todo o porto, com as límpidas águas azuis.


Vista proporcionada pelo Hotel Splendido de seu jardim de 1,5ha com o porto ao fundo

Portofino se tornou um local de jet sets internacionais em 1901, quando começou a receber as mais nobres famílias européias. O Hotel Splendido, cujo prédio foi originalmente um mosteiro, é considerado o hotel histórico mais luxuoso do mundo. Alguns de seus primeiros hóspedes foram o duque e a duquesa de Windsor. A lista de personalidades famosas que freqüentaram o hotel é extensa, contando com nomes como Lauren Bacall, Humphrey Bogart, Richard Burton, Clark Gable, Rex Harrison, Ava Gardner, Grace Kelly, Liza Minelli, Elizabeth Taylor e Catherine Deneuve.


Portofino oferece excelentes opções de gastronomia e compras. Entre as mais típicas da Itália, a culinária da Ligúria pode ser apreciada no vilarejo, que oferece pratos como a cobiçada massa trenette ao molho pesto. Para as compras, as ruas e piazzas do vilarejo oferecem as melhores lojas do luxo italiano e internacional, como Dolce & Gabbana, Ermenegildo Zegna, Giorgio Armani, Hermès e Louis Vuitton.


Iate do superstar Rod Stewart, que realizou seu casamento com a modelo Penny Lancaster nas águas de Portofino

Mais de cem anos depois de “descoberto” pela elite européia, Portofino continua sendo um local procurado por jet sets internacionais e confirma sua vocação náutica. Em 2007, o cantor Rod Stewart escolheu a região para casar-se com a modelo Penny Lancaster. O roqueiro Mick Jagger e o cantor Elton John foram alguns dos convidados que compareceram à festa promovida no iate do noivo, ancorado em Portofino.

Chegando-se por mar, navegando pelo Mar Mediterrâneo, ou por terra, Portofino fica a 78 quilômetros a sudoeste de Gênova, e é destino certo para os apreciadores de locais discretos, elegantes e luxuosos. Um deleite para os amantes da navegação.

Gostou? Compartilhe: