Requinte, bom gosto em todos os espaços da casa

Das passarelas para o lar
Estilistas italianos criam objetos de decoração e vestem com requinte não só os clientes, mas também suas casas
Divulgação
Detalhes da sala Versace: o preto e o branco predominam


A moda ultrapassou o limite das passarelas e ruas. Sua influência chegou às lojas de decoração e às casas dos clientes. Hoje, estilistas pelo mundo criam artigos que podem adornar as residências com o mesmo requinte e glamour que transmitem aos desfiles. Na Itália, diversas marcas inovaram ao criar artigos de decoração, entre elas Giorgio Armani, Versace, Valentino e Moschino.


Seguindo as características que o consagraram como um dos principais estilistas da Itália, Giorgio Armani criou, em 2000, a Armani Casa, loja especializada em decoração. As ambientações das lojas e o design dos móveis seguem uma linha que demonstra a sutileza nos detalhes e o minimalismo do estilista, que prefere os tons pastéis e se distancia dos ambientes coloridos.
Divulgação
Traços modernos e quadriculados da linha de porcelanas Versace


Até 2007, a Armani Casa alcançou 45 países, com uma estrutura que inclui 80 pontos-de-venda nos locais economicamente mais importantes do mundo (entre eles, Milão, Paris, Nova York, Munique e Londres), números que demonstram melhor do que palavras o crescimento da rede. A previsão para 2008 é a abertura de mais 15 pontos-de-venda. Diferentemente da A/X - Armani Exchange, que cresce vertiginosamente no País, os planos de expansão ainda não incluem o Brasil.

Completamente diferente do estilo minimalista de Giorgio Armani, o grupo Versace vem fazendo sucesso com sua linha de produtos de luxo para casa desde 1992. Denominada Home Collection, esta extensão de marca começou com produtos de cama, mesa e banho. Em seguida foi lançada uma linha neoclássica de porcelanas em parceria com a Rosenthal, uma das mais famosas fábricas de porcelana da Alemanha.

Apesar da Versace compor sua linha fashion com roupas extremamente coloridas, os móveis e peças de decoração oferecidos pela linha Home Collection têm surpreendido. Nos diversos ambientes da sofisticada loja Versace Home, inaugurada em abril de 2008, em Milão (500 metros quadrados distribuídos em dois andares), o que predomina é a discrição da combinação de preto e branco. Além de Milão, as peças da marca comandada por Donatella Versace, que sucedeu seu irmão e fundador da empresa, Gianni Versace, podem ser encontradas em uma rede de 110 butiques situadas nas melhores cidades do mundo, inclusive São Paulo, no Brasil.
Divulgação
Linha de porcelanas Valentino: traços orientais e cores quentes em temas florais


Em termos de classe à mesa, nem Versace nem Giorgio Armani superam a Valentino Home Collection, que, desde 2005, assinou um contrato com a Compagnia Italiana del Cristallo, para a produção dos objetos da casa. A linha contém uma ampla gama de artigos de porcelana, cristal e prata, que refletem a qualidade, o requinte e a beleza de todos os produtos Valentino.

Os principais temas da mais recente coleção da Valentino Home Collection são objetos inspirados nas cores e estilo do estilista da maison. Predominam estampas florais e geométricas com temas que lembram uma viagem pela China e Japão. São usadas muitas cores quentes, com destaque para o vermelho, cor predominante na identidade inconfundível de Valentino.

Divulgação
Estilo fashion em decoração: o humor de Moschino e sua bota-luminária


Em contrapartida ao estilo minimalista de Armani, ao clássico de Versace e à elegância de Valentino, Moschino traz peças com um traço diferentes dos outros estilistas, com uma característica marcante de sua personalidade: o humor. O estilista teve como inspiração elementos do vestuário feminino, como botas e bolsas, para criar luminárias que dão ao ambiente um ar de sofisticação.


A Dolce & Gabbana foi outra italiana a pisar em terrenos antes exclusivos de marcas especializadas em decoração. A cadeira de acrílico, desenvolvida pelo reconhecido designer Philippe Starck, fez tanto sucesso que entre os diversos modelos foi usada uma estampa de oncinha, uma das características da marca, para uma edição limitada. Uma ação conjunta como esta demonstra o valor de qualidade D&G transportado do vestuário para a decoração fashion.
Divulgação
Cadeira de acrílico com estampa característica D&G: “oncinha” em edição limitada

Fonte: Portal do Luxo

Gostou? Compartilhe: