Hipismo no Brasil

Brasil no roteiro internacional de hipismo

A última etapa da Global Champions Tour acontecerá durante o evento Athina Onassis International Horse Show 2008

Ju Ribas
Além de trabalhar na organização, Doda foi o melhor brasileiro do Athina Onassis Horse Show 2007

Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil sediará, durante o Athina Onassis International Horse Show, uma etapa do principal torneio internacional de equitação, o Global Champions Tour 2008. Desta vez, a etapa disputada no Brasil será a final do torneio. A criação do Athina Onassis International Horse Show, em 2007, possibilitou a vinda do campeonato para o Brasil e marcou definitivamente a entrada do País no roteiro internacional de hipismo.

A primeira etapa do Global Champions Tour 2008, cujo vencedor foi o brasileiro Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda), teve início em 10 de abril e aconteceu no Qatar. A segunda, aconteceu de 1º a 4 de maio, na Alemanha. Até chegar à última fase, em outubro, o evento passará pela França, Mônaco, Portugal, Holanda e Itália. Os 25 melhores classificados irão disputar a final no Brasil e concorrer ao prêmio de € 1 milhão.

A organização do Athina Onassis Horse Show 2008 estima que o Brasil receberá cavaleiros de mais de 15 países, além de 75 cavalos para a final da terceira edição do Global Champions Tour. As provas acontecerão em outubro, nos dias 9 (pista de 1,50 metros) e 11 (1,60 metros).

Ju Ribas
Athina Onassis cumprimenta FHC, em um dos raros momentos em que a anfitriã foi vista circulando no evento

Esta é a segunda vez que o Brasil sedia uma etapa do Global Champions Tour. Em 2007, foram investidos U$ 3 milhões para que o Brasil recebesse pela primeira vez um concurso internacional de saltos cinco estrelas, que aconteceu durante o Athina Onassis International Horse Show, na Sociedade Hípica Paulista.

O Athina Onassis International Horse Show foi criado pelo cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda Neto (Doda) e sua esposa Athina Onassis, e tem como objetivo expandir a equitação no Brasil e no mundo. Em consonância de objetivos, o evento integrou-se ao Global Champions Tour, idealizado pelo cavaleiro holandês Jan Tops para incentivar o crescimento das competições hípicas profissionais no mundo. O Global Champions Tour, maior evento hípico de salto do mundo, segue o mesmo regulamento dos Jogos Olímpicos e Mundiais, com obstáculos com altura mínima de 1,40 m e máxima de 1,60 m.

Alexandre Vidal
O britânico John Whitaker, vencedor do Athina Onassis International Horse Show 2007


Os brasileiros fizeram bonito durante a versão 2007 do Athina Onassis Horse Show, que contou com a participação do premiado Rodrigo Pessoa (campeão olímpico individual em Atenas, 2004; bronze por equipe em Atlanta, 1996, e Sidney, 2000; e tricampeão da Copa do Mundo de Equitação, em Las Vegas, 2000). Doda brilhou duas vezes: nas pistas, foi o melhor brasileiro do evento; nos bastidores, conquistou o mérito por ser um dos responsáveis, juntamente com a esposa Athina Onassis, pela inclusão do Brasil no roteiro internacional de hipismo.

Fonte: Portal do Luxo

Gostou? Compartilhe: