Aproveitando os dias de folgas e férias

Estações termais

Nos dois últimos boletins, eu falei de comida para dias frios, o fondue. Hoje vamos falar de um tipo de atração turística que é um programão para o frio e que pode ser uma alternativa interessante para o feriado de 1° de maio e para os próximos meses.

A idéia é aproveitar os quatro dias de folga numa estação de águas termais. Só por curiosidade, pego emprestado da revista Mundo Estranho uma explicação sobre essas nascentes de águas quentes existentes em diversos lugares do país. Trata-se de água proveniente de reservatórios muito profundos, nos vãos de rochas que compõem o subsolo do planeta. Ali, a temperatura e a pressão são muito altas e essas águas acabam subindo rapidamente para a superfície e, por isso, formam rios e lagos quentinhos. As águas termais possuem também alta concentração de sais minerais, que variam conforme a região em que a fonte se localiza e o tipo de rocha que existe no solo.

Acredita-se que banhos com águas termais tragam benefícios à saúde. Mas se banhar com essas águas não é coisa de agora. Já na antigüidade, gregos e romanos o faziam. Os japoneses também mantêm o costume há séculos.

Os banhos com águas termais são recomendados para quem precisa reduzir a pressão arterial e auxiliam também no tratamento da gota e reumatismo, além de terem poder antiinflamatório e funcionarem até mesmo para problemas dermatológicos. Além de tudo isso, as águas termais estão sendo bastante utilizadas também para finalidades estéticas e têm servido até como ingrediente para cosméticos e perfumes.
Manoel Marques
Piscina do Parque Aquático Hot Park, que é parte do Complexo da Pousada do Rio Quente

Bom, a mais conhecida e bem aproveitada concentração de fontes termais do país fica na cidade Caldas Novas, em Goiás, a 160 quilômetros da capital do estado. Do lençol freático aquecido da região emerge água com até 50 graus de temperatura. Em Caldas Novas existe a Pousada do Rio Quente, um complexo de seis hotéis com uma grande estrutura de lazer, que inclui 19 piscinas de água aquecida, abastecidas pelas 15 nascentes que da propriedade. O lugar foi eleito o melhor resort da região Centro-Oeste na última edição de Veja O Melhor do Brasil. O preço para o casal passar um fim de semana no hotel no mês de maio começa em 767 reais. As diárias incluem café-da-manhã, almoço e acesso aos parques aquáticos.
Divulgação
Interior do Ouro Minas Grande Hotel, em Araxá

Em Minas Gerais, também existem grandes estações termais. A cidade de Araxá tem fontes de água sulfurosas e lamas medicinais que formam o Complexo do Barreiro. A estação termal foi inaugurada em 1942 e tem como destaque uma grande piscina de água termal aquecida a 37 graus. Ela é revestida com azulejos pintados à mão e cercada por janelas com vista para jardins projetados por Burle Marx. Uma opção de hospedagem em Araxá é o Hotel Cidade do Sol, com diárias em torno de 140 reais para casais. Bem ao lado das termas, há o Ouro Minas Grande Hotel, que passou por reformas e é uma ótima opção de hospedagem, mas para maio não tem mais vagas. Em junho há uma promoção: na compra de 3 diárias, os hóspedes ganham mais uma como cortesia. O pacote parte de 460 reais para o casal, com direito a café-da-manhã e jantar. Este valor não inclui, porém, os tratamentos nas termas, que variam entre 36 e 96 reais.
Divulgação
O Itá Thermas Resort e Spa, na beira do lago formado pela barragem da Hidrelétrica de Itá

Em Santa Catarina, a dica é se hospedar em Itá, uma cidade localizada no Vale do Contestado, no oeste catarinense, a aproximadamente 550 quilômetros de Florianópolis. A cidade fica ao lado do grande lago construído para uma usina hidrelétrica. As águas das fontes locais têm altas concentrações de minerais e chegam a 35 graus. Os turistas podem aproveitar seus benefícios no Complexo Turístico Thermas Itá, que conta com 18 piscinas. O Itá Thermas Resort e Spa fica no centro desse complexo de lazer. A hospedagem para o casal no mês de maio sai por 334 reais o fim de semana. O pacote vai de quinta a domingo com pensão completa.

Em São Paulo, uma boa aposta é Águas de São Pedro, no interior do estado, a 200 quilômetros da capital, que também possui águas termais. A cidade tem três fontes de águas aquecidas: a Fonte da Juventude, a Gioconda e a Almeida Salles. Por lá, a dica é se hospedar no Grande Hotel São Pedro, que é administrado por alunos do Senac. Para o mês de maio, o preço de um fim de semana para o casal é a partir de 1 050 reais. O pacote inclui pensão completa e o hotel também oferece alguns tratamentos com águas termais em seu spa.

Para não encerrar o boletim sem dar nenhuma dica para o pessoal da região Nordeste, quero falar da estação Caldas do Jorro, que fica no município de Tucano, na Bahia, a 280 quilômetros da capital do estado. A cidade tem um Parque das Águas com instalações de banho termal a uma temperatura de até 48 graus. Por lá, a dica é se hospedar no Hotel Biliu, que fica próximo às termas. O pacote para o casal, por um fim de semana no mês de maio sai por 200 reais com café-da-manhã.

Fonte/Autor: Marcos Emilio Gomes

Gostou? Compartilhe: